Coordenador : Mariana Sarto Figueiredo
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388468.2199.317305.20012023
Departamento/Setor: MND
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O atendimento ambulatorial será disponibilizado para a comunidade acadêmica como docentes, técnicos, discentes de graduação e pós-graduação. E será aberto para o público externo membros da comunidade e que serão encaminhados por outros ambulatórios da Universidade
Local de atuação: Ambulatório da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro/UFF, Niterói/RJ
Objetivo
Geral Prestar assistência nutricional especializada aos pacientes após infecção pelo SARSCoV2 para garantir a recuperação do estado nutricional e controle das DCNTs e comorbidades associadas que podem ser agravadas pela COVID-19. Específicos: - Realizar avaliação nutricional, prescrição dietoterápica e orientações nutricionais específicas individualizadas para pacientes após infecção pela COVID-19 - Criar um banco de dados com as principais informações clínicas, laboratoriais e nutricionais, bem como a evolução geral dos pacientes atendidos; - Envolver discentes de pós-graduação no atendimento especializado; - Envolver discentes da graduação na participação logística, auxílio do atendimento nutricional e construção do banco de dados; - Executar oficinas multiprofissionais e interdisciplinares de orientação aos pacientes; - Executar discussões científicas com temas de interesse na área.
Resumo
O objetivo deste projeto é prestar atendimento nutricional especializado de acompanhamento contínuo aos pacientes com necessidade de cuidados nutricionais após infecção pela Covid 19. O atendimento será realizado no espaço físico do Ambulatório da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro/UFF nos turnos da manhã e tarde. O encaminhamento de pacientes se dará através da divulgação que será realizada junto à comunidade e pelo encaminhamento de outros profissionais de saúde e as interconsultas serão realizadas conforme necessidade do paciente. O atendimento contará com avaliação nutricional, prescrição dietoterápica e orientações específicas de acordo com a individualidade de cada paciente. A periodicidade dos atendimentos obedecerá a necessidade de cada paciente, sendo semanal, quinzenal e posteriormente mensal, até tornar-se trimestral, exceto em casos específicos.